CapaCapa
TextosTextos
ÁudiosÁudios
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
ContatoContato
LinksLinks
Amor em Versos
O Amor Faz a Diferença!
Textos

A Fonética Articulatória e sua função secundária
Fonética Articulatória é a parte da Fonética que estuda a produção dos sons da fala do ponto de vista fisiológico e articulatório.
OS ÓRGÃOS QUE UTILIZAMOS NA PRODUÇÃO DA FALA NÃO TÊM COMO FUNÇÃO PRIMÁRIA A ARTICULAÇÃO DE SONS. Isto porque os órgãos utilizados são os mesmos que utilizamos com funções respiratória e alimentar, funções principais destes. Uma vez que os sons, são possíveis apenas com corrente de ar e, esta provém do aparelho respiratório, então a fala torna-se uma função secundária.
O sistema articulatório é também utilizado para articulação dos sons da fala, em outras palavras, é onde se dá a descrição dos segmentos consonantais e vocálicos, mas tem a função alimentar: É nele que ocorre a mastigação, degustação, percepção de cheiro e sabor, como as cavidades orais e nasais, a língua e suas partes. O Sistema respiratório, formado pelos pulmões, diafragma, alvéolos, brônquios e traqueia, são responsáveis pela produção de ar, seja ela ingressiva ou egressiva, para a produção da fala, mas o faz, executando a sua função primária que é a respiração composta dos movimentos de inspiração e expiração do ar.
Edison Mendes
Enviado por Edison Mendes em 13/05/2017
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Clique no botão abaixo e doe qualquer valor para futuras publicações! Doando acima de R$20,00, você receberá o livro que escolher, quando ele estiver disponível no formato impresso.